domingo, 9 de setembro de 2007

Broadway in Concert

Cada vez torna-se mais claro que o público Brasiliense não está preparado e não sabe como deve se comportar em um concerto. O grande número de “showzinhos” de rock e afins deve ter condicionado o povo desta cidade e os instruido em como devem se comportar quando estão assistindo uma apresentação banal feita por um músico qualquer. Ou pelo menos foi essa a impressão que se teve na apresentação do Broadway in Concert, realizado no último dia 5 de setembro. Os gritos de “LINDO” e “LINDA” e os assobios do público entre cada música cantada fizeram com que o clima do espetáculo se tornasse muito mais o de um show dos Ramones do que o de um concerto com tenores, barítonos e sopranos cantando sucessos da Broadway.

Era de se esperar que no dia em que foi apresentado o espetáculo, uma quarta-feira às 21hrs, e o fato de ser uma apresentação única, o público não seria do mais espressivo. Aliás, o público provavelmente seria, como foi, em grande parte, composto de amigos e conhecidos dos músicos. Entende-se, então, até certo ponto, que haveria alguma manifestação afetiva, como de fato teve. Entretando, a manifestação do público acabou sendo fora de contexto e tirou a atenção da apresentação muito bem feita para a reação infantil do público.

Se abstrairmos a reação mal educada do público, a apresentação foi perfeita. O palco estava simples e elegante, propício ao tipo de espetáculo apresentado. Havia apenas seis cadeiras no meio do palco onde os cantores sentavam e dois pianos e um violão para os músicos que os acompanhavam na apresentação. Os cantores permaneciam sentados no escuro e se levantavam com um holofote apenas quando chegava sua hora de cantar.

Foi escolhida uma ótima mistura de músicas dos melhores musicais da atualidade para sua apresentação. Nunca repetindo a mesma formação de cantores em cada música, a apresentação mostrou o melhor de cada músico, dando a eles a oportunidade de explorar todos os seus limites vocais. Eles ainda presentearam o público empolgado e receptivo com um clássico do musical RENT, “Seasons of Love” no bis, incentivando até as palmas de todos no momento em que a música chega ao seu clímax, bem como é feito na apresentação do próprio na Broadway.

Um dos únicos problemas tecnicos foi o sistema de áudio que estava muito alto e as vezes fazia com que os pianos ofuscassem a voz dos cantores. Tirando isso, a noite foi prazerosa para todos que apreciam e se emocionam com as melhores músicas da Broadway.

- Gabriela Becker

Um comentário:

Anônimo disse...

É triste ver que, nos dias de hoje, ainda existe um público mal preparado e desrespeitoso com os artitas os quais estão sempre tentando fazer o seu melhor.

Beijos, Gabriela!