terça-feira, 28 de agosto de 2007

O Homem Duplo

"Eu nunca mais vou fazer [insira atividade escolhida aqui]."

Soa familiar. Todos nós já nos encontramos nesta situação em algum momento. Todos nós já sentimos aquele remorso agonizante logo após ter feito algo que sabíamos que não deveríamos ter feito. Seja ele comer chocolate demais depois do jantar, tomar um ou dois drinks a mais naquela festa que causou o PT, ou ingerir aquela substância desconhecida que sabíamos que nos iria causar mal caso experimentássemos. Todos nós já fizemos alguma coisa da qual acabamos nos arrependendo no final.

O Homem Duplo conta a história de Bob Arctor (Keanu Reeves), um detetive que está tentando desvendar os mistérios do mundo das drogas e chegar aos fabricantes de uma nova substância chamada "Substance D". Para conseguir fazer isto, ele entra profundamente nas vidas de seus amigos viciados e acaba do lado errado da briga. As voltas e reviravoltas que o filme dá somam-se à realidade [ou o surrealismo] apresentada ao público de como a vida sob o efeito das drogas é imprevisível.

As diferentes técnicas de animação também ajudam a dar ao público um olhar interno de como é a vida de um viciado. Todos os personagens aparentam estar num transe 2D e o fundo de cena parece girar com cada movimento da câmera.

A mensagem central do filme é que a indústria das drogas é muito mais complexa do que as pessoas imaginam. O "inimigo" é sempre a última pessoa que se imaginava que ele fosse. Claro, você pode achar o que quiser sobre o que o diretor [ou o próprio Philip K. Dick] quis dizer com o filme, mas tenho certeza que será algo nessa linha.

A adaptação de Richard Linklater do livro escrito por Philip K. Dick é extremamente bem feita.

Uma última consideração: certifique-se de que você não esteja cansado ou deprimido quando for assistir ao filme. Ele tem um efeito profundamente calmante. Você sai do filme em transe. Um efeito que, mais uma vez, foi intencional, não tenho dúvidas.

- Gabriela Becker

Um comentário:

Anônimo disse...

*vontade de ver o filme!*
hahaha..
Parece interessante!

E filmes lombrados s�o divertidos!
;]